24.9.06

O Paradigma do Voto Nulo



FATOS

Dia 0: 28 de agosto de 2006
A maior autoridade eleitoral brasileira, o ministro do TSE Marco Aurélio Mello, afirma ao vivo no programa Roda Viva (TV Cultura) que 50% de votos nulos ou brancos anulam sim uma eleição (ele fala em insubisistência do pleito), mas ele não aconselha as pessoas a fazerem isso.

Dia 6: 03 de setembro de 2006
Uma semana depois coloquei no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=aJugkp5W2D4) a tal gravação que finalmente chancelava a anulação do pleito caso se manifestasse de livre espontânea vontade do cidadão brasileiro anular o seu voto, digitando o número de um candidato inexistente na urna eletrônica em protesto e confirmando o seu voto nulo.

Dia 9: 06 de setembro de 2006
Dez dias depois de ter dado a declaração no Roda Viva, o sr. ministro vai estudar um pouco melhor e dezdiz para a Folha de São Paulo o que disse, como cobriu (de forma não “ao vivo” como quando da declaração, portanto de forma editada) a Folha de São Paulo com a seguinte matéria: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u82610.shtml,

Vale a pena copiar o primeiro trecho da matéria, um extraordinário exemplo de LEAD jornalístico:

“O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, debelou de vez um mito que circula há meses na internet: o de que as eleições para deputados federais ou estaduais seriam anuladas no caso de mais da metade dos votos serem nulos. Segundo o ministro, não há lei que contenha essa determinação. A regra também inexiste na Constituição”.

Realmente parece não haver saída institucional para a população manifestar seu descontentamento com o sistema político e seus mantenedores nesse país. Precisamos continuar a aceitar que a única opção que temos é escolher as pessoas.

Nós não queremos escolher pessoas, mas as coisas. Simples assim. Será que a gente vai continuar perdendo para as formigas no conceito "democracia"?

Sem comentários: